quarta-feira, 2 de março de 2011

Leia Entrevista:

Entrevistei uma amiga, Cláudia Sousa, Designer Interiores - ADM.Obras e consultoria em projetos. Nova Lima / MG

Questionei o seu conhecimento sobre a política nacional do turismo no Brasil?!
Ela falou sobre uma recente lei que foi sancionada regulamentando a política nacional do turismo, na qual ampara os direitos e deveres do consumidor/turista. Disse da importância desta lei pois em uma situação em que o consumidor /turista compre uma passagem em uma determinada agencia e de repente o vôo é cancelado e ele não consegue outro no mesmo dia; ou uma situação em que o turista compre um pacote que inclui hospedagem, transporte e passeios, e que um desses passeios não são executados, nessas situações com o código de defesa do consumidor a agência deve assumir juntamente com o prestador de serviço toda a responsabilidade pela execução do passeio que não feito. Antes as operadoras e prestadoras não assumiam as responsabilidades de forma adequada, jogando sempre um para o outro. A nova Lei obriga os prestadores de serviços, como agencias de turismo, organizadores de eventos, acampamentos turísticos a fazerem um cadastro no sistema on-line do Ministério do Turismo. A proposta desse cadastro é tirar da informalidade muitos profissionais sem qualificações, e ao mesmo tempo permite fácil acesso a estas informações, por parte dos turistas/consumidores. Traz vantagens para o prestador de serviço que ganha credibilidade e para o turista, que ganha confiança quando comprar sua viagem. As penalidades aos maus prestadores de serviços turísticos que podem merecer advertências por escrito, bem como multas, e em casos extremos, o cancelamento de seu cadastro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário